Contatos:

E-mail: karinacuco@hotmail.com
Twitter: @karinacuco

quarta-feira, 28 de outubro de 2009

Aprender a dizer NÃO



Dizendo Não... Será que nossa vida poderia ser melhor? Pois eu digo que sim; afinal de contas, para tudo aquilo que não quiséssemos diríamos, com todas as letras, NÃO! e nunca TALVEZ!

Todos temos uma grande dificuldade com a palavra NÃO e acabamos disfarçando sentimentos, maquiando atitudes que muitas vezes, sem querer, dão uma falsa impressão das coisas resolvidas ou falsa impressão daquilo que realmente sentimos. Quantas e quantas vezes a gente se pega em uma saia justa em determinadas situações, quando acabamos por aceitar algo que vem de encontro aos nossos valores éticos e morais por não sabermos dizer um NÃO!


Quantas pessoas aproveitam-se da nossa dificuldade em dizer NÃO e abusam dessa nossa fraqueza com chantagem emocional, causando-nos uma profunda culpa na alma se dissermos NÃO! Se analisarmos o sentido da palavra NÃO com senso comum, realmente, essa palavra tem algo de negativo, algo que desagrega, algo autoritário, um sentido de abandono. Basta notar a força dessa palavra para uma criança que ouve o ‘NÃO!’ da mãe quando está pronta para fazer alguma arte. Ao mesmo tempo, o coração partido de uma mãe quando tem que dizer esse NÃO! para um filho. Para essa criança é um NÃO de severidade, um NÃO austero, um NÃO que, se depender da quantidade que ouve durante a infância, acarreta sérios problemas psicológicos na adolescência.

Mas se aprendêssemos a dizer NÃO ajudaríamos muitas pessoas a encontrarem seu caminho. Quantos de nós alimentamos a vida errada de nossos amigos queridos? Que muitas vezes pela falta de coragem de enfrentarem determinadas situações, pedem a nossa guarida, a nossa proteção (não quero dizer que não devemos fazê-lo). Mas ao fazermos isso estamos impedindo essa pessoa de crescer; sabemos disso, mas nunca dizemos NÃO! Continuamos a alimentar os mesmos erros da pessoa, a passar a mão em sua cabeça, a colocar panos quentes.


Quantos pais acolhem seus filhos de volta, após uma separação? Chegando a ponto de tratá-los novamente como crianças, alimentando as frustrações que não conseguem lidar como indivíduos e que, lá no final da vida, serão homens velhos e despreparados para cuidarem de si, eternamente dependentes dos pais. Quando se diz NÃO em situações assim, não estamos renegando o filho ou a filha; estamos, sim, dando-lhes força para que superem, para que retomem o comando de suas vidas.

Quantas esposas, por sentirem alguma culpa - que não existe - por acharem que o casamento é um anular-se como pessoa, alimentam as frustrações de seus maridos que as agridem, achando que têm a obrigação de agüentá-los de mau humor, reclamando de tudo e de todos, sentado no sofá. Quando se diz NÃO nessa situação, dá-se um basta para a infantilidade do companheiro; estamos dizendo CRESÇA como pessoa e como homem e não seja um menino, respeite-me como pessoa e como mulher.


Quantos de nós alimentamos todo tipo de desinteresse de pessoas que se aproveitando da nossa boa vontade, usam e abusam das nossas boas intenções e nos fazem sofrer e além de tudo acham que somos os errados. Aprenda a dizer NÃO! Só assim você fará com que as pessoas cresçam realmente à sua volta, fará com que as pessoas não tenham medo de enfrentar a vida de frente, aprendendo a andar sozinhas.


Somos indivíduos e como indivíduos precisamos crescer, andar com nossas próprias pernas, sem usar muletas e sem esconder-se atrás de pai, mãe, irmão, irmã, marido ou esposa. E o mais importante: vamos aprender a dizer NÃO a nós mesmos; vocês verão que é a melhor maneira de crescermos na vida.

Nenhum comentário:

Postar um comentário